É bastante comum as pessoas de um modo geral fazerem perguntas do tipo:
“ Mas esse isopor aguenta? “
“ Só pode usar a laje de isopor em cobertura inacessível ao público? ”
Essas perguntas na verdade fazem parte de uma assimilação do imaginário popular ao material isopor, de tal modo que estas pessoas associam a aplicação direta de cargas sobre esse material tão frágil.
“MAS E ENTÃO? COMO FUNCIONA? ”
O sistema estrutural de uma laje treliçada (vulgarmente conhecida como laje de isopor ou cerâmica) é composto por três elementos:
- Capa de concreto;
- Vigota treliçada;
- Material de enchimento.
Fonte: Lajes Jundiai
O conjunto CAPA DE CONCRETO + VIGOTA TRELIÇADA que é a parte resistente desse tipo de laje. Juntos formam várias vigas do tipo T dispostas lado a lado, garantindo uma estabilidade, formando assim, a estrutura resistente da laje.
Na região da vigota é recorrente armadura de aço adicional. Isso faz-se necessário, devido ao esforço de flexão que a laje venha a receber em regime normal de operação.O material de enchimento é considerado inerte e serve para dar o formato estruturado em viga T, além de servir também, como fôrmas para a concretagem, substituindo as famosas fôrmas de madeira. Na maioria das vezes é utilizado EPS(isopor) ou o tijolo cerâmico para o preenchimento desse espaço.
Então como podemos ver, na verdade não é o isopor que suporta o carregamento, e sim os outros elementos componentes da laje.
Criado por: Aílton Cândido
Engenheiro Civil, Cursando Disciplinas de Mestrado no CEFET MG – Modelagem Matemática e Computacional
Bom dia!
meu nome e Juliano tenho uma laje de isopor estou em dúvida se ela vai suporta uma piscina de 4000litros,podem me ajudar! Desde já agradeço!!
Mas quanto de peso suporta?
Pode-se caminhar sobre com frequencia? Aguenta uma caixa dagua de 1000l?