AFINAL, LAJE DE ISOPOR SUPORTA PESO?

É bastante comum as pessoas de um modo geral fazerem perguntas do tipo:

“ Mas esse isopor aguenta? “

“ Só pode usar a laje de isopor em cobertura inacessível ao público? ”

Essas perguntas na verdade fazem parte de uma assimilação do imaginário popular ao material isopor, de tal modo que estas pessoas associam a aplicação direta de cargas sobre esse material tão frágil.

“MAS E ENTÃO? COMO FUNCIONA? ”

Composições de uma laje de isopor

O sistema estrutural de uma laje treliçada (vulgarmente conhecida como laje de isopor ou cerâmica) é composto por três elementos:

  • Capa de concreto;
  • Vigota treliçada;
  • Material de enchimento.

 

 

Fonte: Lajes Jundiai

 

O conjunto CAPA DE CONCRETO + VIGOTA TRELIÇADA que é a parte resistente desse tipo de laje. Juntos formam várias vigas do tipo T dispostas lado a lado, garantindo uma estabilidade, formando assim, a estrutura resistente da laje.

Esquema de laje de isopor

Na região da vigota é recorrente armadura de aço adicional. Isso faz-se necessário, devido ao esforço de flexão que a laje venha a receber em regime normal de operação.O material de enchimento é considerado inerte e serve para dar o formato estruturado em viga T, além de servir também, como fôrmas para a concretagem, substituindo as famosas fôrmas de madeira. Na maioria das vezes é utilizado EPS(isopor) ou o tijolo cerâmico para o preenchimento desse espaço.

Então como podemos ver, na verdade não é o isopor que suporta o carregamento, e sim os outros elementos componentes da laje.

 

 

Criado por:      Aílton Cândido

Engenheiro Civil, Cursando Disciplinas de Mestrado no CEFET MG – Modelagem Matemática e Computacional

2 thoughts on “AFINAL, LAJE DE ISOPOR SUPORTA PESO?

  1. JULIANO FRANCISCO DA CRUZ says:

    Bom dia!
    meu nome e Juliano tenho uma laje de isopor estou em dúvida se ela vai suporta uma piscina de 4000litros,podem me ajudar! Desde já agradeço!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale com um Engenheiro no WhatsApp!